O Curso de Letras

O curso de Letras forma profissionais com domínio do uso das línguas que são objeto de seus estudos (língua portuguesa, língua inglesa ou língua espanhola), em termos de sua estrutura, funcionamento, literatura e manifestações culturais. O licenciado em Letras, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais, deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente, no qual a pesquisa e a extensão, além do ensino, devem estar articulados.

A atuação social e profissional do licenciado em Letras, nas habilitações oferecidas, tem como pano de fundo o fato de que a construção da consciência de cidadania se dá, em grande parte, pela utilização qualificada dos recursos da língua oral e escrita. O licenciado poderá capacitar outras pessoas para a mesma proficiência linguística e reflexiva.

Um comentário:

  1. Depoimento de Admmauro Gommes ao Prof. Ms. Marlon (FAMASUL) http://marlonoliver.blogspot.com/2011/07/pratica-docente-e-construcao-da.html:

    Os desafios que a FAMASUL deve enfrentar ao completar quatro décadas de existência é melhorar a qualidade de ensino, criando situações de investimento e intervenção pedagógica que façam frente às cobranças do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), quando na atualidade, seus índices de aprovação são insuficientes. As perspectivas serão boas, dependendo do enfrentamento das dificuldades desse momento, pois a IES possui bons professores, localização estratégica e um tempo suficiente de vida que gerou um nome consolidado na região. Falta-lhe um encaminhamento corajoso, mas dentro de suas possibilidades sócio-econômico-financeiras. O maior desafio da prática pedagógica da FAMASUL é investir mais nas aulas de estágio. O concluinte termina o curso superior com muita informação, mas com pouca experiência de sala de aula. Isso pode muito bem ser resolvido com a utilização de uma escola onde os alunos possam dar “aula de verdade”, não apenas apresentação de algumas pesquisas ou acompanhamentos esporádicos pelos professores que acompanham tal formação.

    ResponderExcluir