quinta-feira, 19 de maio de 2011

o porque da Gramática?


já Fui muito questionado , em relação a este tema. Estou certo de que todos nós, professores de Lingua Portuguesa, em algum momento de nossas vidas nos deparamos com esta pergunta. Contudo, a resposta não é tão simples.

A gramática da língua é aprendida de forma natural, assim como andar, através de experiências e tentativas; sem que para isso seja necessário um tempo especial dedicado a essa aprendizagem, simplesmente, acontece.

Vocês já devem ter percebido que a língua escrita possui prestígio maior do que a língua falada, isso porque a língua escrita sempre foi associada à gramática normativa (aquela que dita as normas, as regras). Separar a língua falada da língua escrita contribui para que a fala seja vista como uma instituição sem gramática, por isso, a língua escrita é considerada referencial de uso correto da língua; resultando a supervalorização da escrita e desvalorização da fala.

Nas escolas, a língua é ensinada em caráter escrito da variedade padrão, portanto, não corresponde ao que ela é exatamente. A impressão que se tem é que a língua ensinada não é a língua que realmente falamos. O resultado é um choque causado pela diferença ente o português usado no convívio familiar, na língua cotidiana, espontânea e a língua aprendida na escola.

Isso acontece, porque a língua ensinada na escola é a língua-padrão ou o português padrão, a língua trazida pelo aluno faz parte de uma outra variedade (tipo), que normalmente traz preconceitos porque ela é muito diferente do ideal de português padrão.(regionalismo)

É preciso que o aluno saiba que determinadas variedades podem lhe conferir uma boa imagem, ao passo que a utilização de outras, pode lhe causar uma imagem negativa.

e a função da escola é ensinar português padrão ou fornecer condições para esse aprendizado.

A língua que se aprende na escola é a que recebe maior prestígio social. No entanto, é relativamente pequeno o número de pessoas que dominam a língua-padrão, porque muitas pessoas sequer chegaram a ter acesso à escola e muitas outras saíram dela sem dominar a língua-padrão.

Infelizmente, as mudanças ocorridas quase sempre implicam em preconceito por parte dos falantes, porque tais mudanças não seguem o padrão da língua. Um exemplo clássico pode ser retirado da observação dos falares nordestinos. A fala do nordestino é sempre encarada como engraçada, errada, feia etc.

Assim, a função da escola ao ensinar gramática ou português padrão é dar condições para que o aluno aprenda a linguagem de prestígio da sociedade e reconheça as outras variedades da língua, sem carregar preconceitos. Não cabe ao professor lhe ensinar uma língua, até porque a criança já sabe, ele vai apenas criar possibilidades para desenvolver, aprimorar, enriquecer e praticar a língua em diversas situações de uso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário